Dores insuportáveis: pode ser Herpes Zoster

Enxaqueca: cerca de 600 mil capixabas sofrem com a doença
17 de agosto de 2022
Estudo revela que uma em cada quatro pessoas sente dor no ombro
17 de agosto de 2022

Dores insuportáveis: pode ser Herpes Zoster

Na última quinzena de julho, a apresentadora e ex-BBB Fernanda Keulla precisou ser internada por oito dias em um hospital de São Paulo com diagnóstico de herpes-zóster. A doença que é mais comum em pacientes idosos e conhecida popularmente como cobreiro, é provocada pela reativação do vírus Varicella zoster, causador da catapora ou varicela. A doença pode acontecer pela queda na imunidade, câncer, trauma local e até sinusites. Uma das complicações mais comuns é a neuralgia pós-herpética, caracterizada por dor persistente após as erupções do herpes zoster, causada por lesões nas fibras nervosas da pele.

A apresentadora Fernanda Keulla foi internada para controle da dor e relatou em suas redes sociais na terça-feira (26) que estava no hospital já há cinco dias para tratar “dores insuportáveis”.

Cerca de oito de 20% dos pacientes com herpes zoster evoluem para um quadro de dor crônica após a doença, conhecido como neuralgia pós-herpética. Os sintomas vão desde a sensação de queimação na região das lesões, a alteração da sensibilidade, coceira ou formigamento.

O tratamento é definido de acordo com avaliação do quadro do paciente. O controle da dor da neuralgia é um desafio, pode ser indicado a administração de analgésicos, antidepressivos, pomadas, bloqueios e até tratamento cirúrgico. No entanto, a automedicação é uma via perigosa nesses casos e deve ser evitada, haja vista que os efeitos colaterais e interações com outros medicamentos podem piorar a doença ou afetar outros órgãos.

Quando a catapora é curada, o vírus fica alojado nos gânglios dorsais, ao lado da coluna e podem ficar lá por anos e até o resto da vida sem causar problemas. Porém, quando a imunidade baixa, esse vírus pode se reativar e migrar por meio do nervo correspondente em que estava latente e causar a herpes zoster, caracterizada pela formação de inúmeras vesículas doloridas na pele, geralmente em trajeto linear no tronco, face ou membros.

Diferente da catapora, a herpes zoster não é contagiosa. Para prevenir a doença, é aconselhável que pessoas acima de 50 anos sejam imunizadas com a vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar