O que é Aterramento e quais os benefícios para a sua saúde?

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O que é Aterramento e quais os benefícios para a sua saúde?

Grouding ou Aterramento, em tradução livre, se refere a prática de manter contato direto entre o corpo humano e a Terra.

Somos seres bioelétricos vivendo em um planeta eletrificado. Nosso coração, nosso sistema nervoso e nossos músculos operam por meio de sinais elétricos.

O estilo de vida moderno separa os seres humanos do contato com o fluxo primordial de elétrons da Terra.

Vivemos em um mundo de asfalto, andamos com calçados feitos de solados de borracha ou plástico, isolados do contato com a grama, a areia, o chão, com a Terra.

A superfície da Terra possui um estoque ilimitado e continuamente renovado de elétrons livres. A superfície do planeta é eletricamente condutiva e seu potencial elétrico negativo é mantido pelo circuito atmosférico global 1,2. O potencial elétrico negativo da Terra pode criar um ambiente interno estável bioeletricamente e contribuir para o funcionamento normal de todos os sistemas orgânicos.

As oscilações na intensidade do potencial elétrico da terra são importantes para a regulação dos ritmos biológicos, como, por exemplo, para a secreção do cortisol 3.

Também é bem estabelecido que elétrons de moléculas antioxidantes neutralizam espécies reativas de oxigênio (os radicais livres) envolvidos nas respostas imune e inflamatória. O influxo de elétrons absorvidos pelo corpo através do direto contato com a superfície da Terra poderia neutralizar os radicais livres e assim reduzir a resposta inflamatória aguda e crônica 4.

Outro exemplo da importância da eletricidade para o corpo humano são os canais iônicos voltagem dependente, que desempenham papel fundamental nas células excitáveis como os neurônios. Alterações no perfil de cargas ao redor desses canais podem levar a instabilidade elétrica nas membranas celulares e disparos espontâneos inapropriados como observados em alguns estados patológicos, como por exemplo, a dor crônica. 5.

A reconexão com a Terra pode ter benefícios na redução dos níveis de inflamação, dor, fadiga, estresse, além de melhorar o sono e a circulação.

Experimente se reconectar a Terra. Ande descalço ou use calçados feitos de couro.

Andar descalço por 30 a 40 minutos por dia já pode ter um impacto significativo nos níveis de estresse e dor 6.

Experimente momentos de encontro com a natureza, sinta a areia, a grama. Aproveite e esteja presente no momento, faça uma prática de mindfulness. Experimente e sinta a diferença nos seus níveis de estresse e dor.

Práticas simples, gratuitas, podem fazer a diferença na sua dor e na sua vida!

Conte comigo para o controle da sua dor!

  1. E. Williams and S. Heckman, “The local diurnal variation of cloud electrification and the global diurnal variation of negative charge on the Earth,” Journal of Geophysical Research, vol. 98, no. 3, pp. 5221–5234, 1993.
  2. S. Anisimov, E. Mareev, and S. Bakastov, “On the generation and evolution of aeroelectric structures in the surface layer,” Journal of Geophysical Research D, vol. 104, no. 12, pp. 14359– 14367, 199
  3. J. L. Oschman, “Perspective: assume a spherical cow: the role of free or mobile electrons in bodywork, energetic and movement therapies,” Journal of Bodywork and Movement Therapies, vol. 12, no. 1, pp. 40–57, 2008
  4. J. L. Oschman, “Charge transfer in the living matrix,” Journal of Bodywork and Movement Therapies, vol. 13, no. 3, pp. 215– 228, 2009
  5. M. Chahine, A. Chatelier, O. Babich, and J. J. Krupp, “Voltagegated sodium channels in neurological disorders,” CNS and Neurological Disorders—Drug Targets, vol. 7, no. 2, pp. 144– 158, 2008.
  6. C. Ober, S. T. Sinatra, and M. Zucker, Earthing: The Most Important Health Discovery Ever? Basic Health Publications, Laguna Beach, Calif, USA, 2010.

Mariana Suéte Guimarães Ruy

CRM ES 10269

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