A relação da dor física com a dor emocional

Não há pílulas mágicas, diz médico ( A Tribuna)
1 de junho de 2020
Não ignore as dores nas costas
26 de outubro de 2021

A relação da dor física com a dor emocional

O sofrimento é verdadeiro: o paciente relata sobre uma dor que acomete suas costas, mas após a investigação da causa do problema, não é encontrada nenhuma razão para aquela doença. O problema não é incomum e pode ter origem em fatores mentais. Não é de hoje que encontramos diversas pesquisas e estudos que comprovam haver uma relação direta da saúde mental com a física. Com a dor, não é diferente. Muito do que sentimos reflete também no nosso corpo e é sobre esse tema que vamos falar hoje no Blog da Relevium.

Um estudo do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP) que mostra, por exemplo, a relação entre a depressão e algumas doenças físicas crônicas. De acordo com a pesquisa, indivíduos com transtornos de humor tiveram incidência de doenças crônicas duas vezes maior. O problema é bidirecional, ou seja, tanto a dor crônica pode contribuir para desencadear depressão, quanto o transtorno pode resultar nas dores.

Nesse caso o problema tem uma explicação: se dá pelo fato da fraqueza muscular, tensão nervosa e diminuição de atividades funcionais ocasionadas pelas dores crônicas afetarem o estímulo corporal e mental, facilitando a depressão. Isso ocorre porque os hormônios ligados ao prazer são nulos, dificultando, assim, o bem estar. Atrás apenas da insônia, a depressão, doença da mente, é considerada a segunda anormalidade mais frequente em pacientes de dor crônica.

Na Relevium entendemos que essas condições devem ser tratadas em sua universalidade e, por isso, contamos com exclusiva assistência transdisciplinar para garantir o alívio da dor e cuidado ao paciente em todos os planos (físico, social, emocional e espiritual).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar
Open chat